Informativo Malagueta

“A comida e a palavra vêm da mesma substância: a fome”.
Rubem Alves, teólogo.

Em outubro de 2011, o Informativo Malagueta completou 6 anos. Trata-se de uma newsletter virtual gratuita, editada pela Malagueta Comunicação. A proposta editorial é apresentar o tema Alimentação e Cultura como um fato social total. Por isso, o conteúdo jornalístico especializado traz um panorama com enfoque  multidisciplinar, distribuído em editorias variadas como economia, política, moda, cultura, meio ambiente e tecnologia.

Nossa visão para o jornalismo de gastronomia é situar a comida no centro das reflexões que envolvem a comensalidade contemporânea. Esta é a lente para compreender culturas, de olho na cozinha, que está em permanente transformação e representa um microcosmo da sociedade. As editorias são divididas da seguinte maneira: Pitadas (notas), Pimentas (notícias), Ardidas (assuntos em debate na mídia ou no segmento da alimentação e cobertura de eventos), Destaques (reportagens e entrevistas) e Colunistas. O envio é feito toda sexta-feira para cerca de 12 mil assinantes da área de gastronomia.

A newsletter conta a colaboração de colunistas como o antropólogo Raul Lody; a pesquisadora e professora de turismo Elsa Maria de Souza; além de blogueiros como Joana Pellerano (Apetite), Neide Rigo (Come-se), Carlos Alberto Dória (e-boca livre), Pedro Landim (Boca no Mundo), Luciana Fróes (LF), Chico Junior (Viagem e Sabor), entre outros.

O objetivo é promover o convívio com os principais atores sociais que representam a comida da terra à mesa no ambiente da internet. A partir de 2012 iniciaremos uma nova etapa. O conteúdo da newsletter estará disponível no site Malagueta News (www.malaguetanews.com.br), e os envios da newsletter continuam semanais.  As “Palavras boas de se comer” são preparadas e oferecidas ao cidadão que se alimenta. A cozinha é democrática, 2.0 e tem código aberto.

Aguardamos sua pitada ou colher na nossa panela pelo e-mail redacao@revistamalagueta.com.br

Algumas palavras bem temperadas:

* “Este é o primeiro informativo de gastronomia do Brasil”.
(Carlos Alberto Dória, sociólogo e escritor)

* “Site bacanérrimo de gastronomia”.
(Luciana Fróes, crítica de gastronomia do Jornal o Globo)

* “Meus sinceros parabéns sobre a matéria Vinícius Gourmet”.
(Ruy Castro, escritor)