Povos e comunidades tradicionais

Povos e comunidades tradicionais

Na quarta-feira, dia 25 de abril, o cientista social e especialista em políticas públicas para povos e comunidades tradicionais, Thiago Garcia, apresentará o seminário “Autodeterminação e direito de consulta de povos e comunidades tradicionais na América Latina”. O evento será realizado a partir das 13h, no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES), localizado no Centro de Ciências da Saúde, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Ilha do Fundão.

 

O seminário faz parte das atividades promovidas pelo professor  Alexandre Brasil, que atualmente orienta e desenvolve pesquisas sobre povos e comunidades tradicionais, alimentação escolar e Segurança Alimentar e Nutricional, no Laboratório de Currículo e Ensino do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ).

A discussão abordará as questões sobre participação social, direito de consulta e autonomia dos povos para decidirem sobre as políticas que afetam suas culturas e os seus territórios. Thiago é indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai). Atua como coordenador do Observatório dos Direitos e Políticas Indigenistas (OBIND/CEPPAC), também pesquisador associado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movimentos Indígenas, Políticas Indigenistas e Indigenismo (LAEPPI/CEPPAC) e ao Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (LAGERI/DAN), na Universidade de Brasília (UNB). A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail seminariosnutes@gmail.com.


Serviço
Seminário “Autodeterminação e direito de consulta de povos e comunidades tradicionais na América Latina”
Data: 25/04
Local: Sala A1-015, Bloco A, Nutes/CCS/UFRJ
Endereço: Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Ilha do Fundão
Horário: das 13h às 16h30

Crédito da foto: Carlos Alberto