Mandioca: rainha do Brasil

Mandioca: rainha do Brasil

A mandioca, raiz brasileira cultivada há séculos pelos indígenas na Amazônia, é um dos sabores que conta a construção dos processos culturais, políticos e econômicos da formação histórica do Brasil. No próximo dia 25 de agosto, Chico Junior e Juliana Dias, autores do livro “História do Brasil em 6 Sabores”, junto com as nutricionistas Carla Salmazo e Roberta Oliveira, realizam o encontro Rainha do Brasil: história, memórias e receitas sobre a mandioca, no Espaço Nossa Casa, na Ilha do Governador, das 19h30 às 21h30.

O evento faz parte da campanha de financiamento coletivo, conhecido como crowdfunding, que tem como objetivo levantar recursos para a publicação do livro, em fase de pesquisa bibliográfica e produção do texto. A ideia dos autores é compartilhar parte do que vem sendo escrito e pesquisado sobre a mandioca, valorizando a relação com a memória, a identidade cultural e o patrimônio material e imaterial. A conversa vai terminar na cozinha com a preparação de tapiocas coloridas, pão e bolo, com Carla e Roberta, que combinam o prazer de comer com a saúde e nutrição.


O valor do ingresso é de R$ 30,00, referente à contribuição mínima para participar do financiamento. Com esse valor, o participante terá seu nome na lista dos agradecimentos do livro, como apoiador do projeto. Com valores a partir de R$ 65, quem participar do evento poderá ganhar também um exemplar do livro autografado.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo telefones 4119-3825, pelo e-mail contato@nossacasa.com.br As vagas estão limitadas a 20 pessoas. O endereço é Rua Luiz Vaia Monteiro, 152, Jardim Guanabara.

O evento é uma parceria do espaço Nossa Casa, com o apoio da Horto Vitae Alimentos Orgânicos e  do Armazém do Chico.

Sobre a campanha do livro História do Brasil em 6 Sabores

A campanha de financiamento coletivo ficará disponível até o dia 2 de outubro e  visa à captação de recursos para aproximadamente oito meses de pesquisa, investimento em comunicação e produção editorial. Para contribuir basta acessar o link

Os colaboradores vão ajudar a tirar do papel um projeto o livro “História do Brasil em 6 Sabores”, que irá abordar aspectos da construção de processos culturais, sociais, políticos, econômicos da formação histórica do Brasil a partir do Café, da Cana de Açúcar, do Charque, do Feijão, da Mandioca e do Queijo.

Sobre o Espaço Nossa Casa
Foi criado neste ano de 2017, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro. Com o propósito de “Crescer & Ser”, o espaço reúne nutrição comportamental, psicologia, bem-estar e ferramentas de autoconhecimento para todas as idades, levando às pessoas informações de qualidade que permitam evolução pessoal, por meio de atividades apropriadas para cada etapa da vida.

Sobre os autores do livro

Chico Junior é jornalista, autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” (2005), “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro” (2007) e “Na boca do estômago – uma viagem ao prazer de cozinhar e comer”, com previsão de lançamento em setembro. Também foi o criador do prêmio “Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro”.

Juliana Dias  é jornalista, mestra em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ) e doutoranda em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ) com pesquisa na área de Comunicação, comida e cultura; idealizadora e coordenadora dos cursos de extensão e pós-graduação em Jornalismo Gastronômico na Facha e membro suplente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Texto e revisão: Chico Junior, Juliana Dias e Caroline Moore

Foto: Carolina Amorim