Lenha no Fogão

Lenha no Fogão

30.08.2017

O “Roteiro gastronômico Lenha no Fogão: entre prosas e receitas” abre a sexta edição do Degusta – Festival Gastronômico de São Lourenço, que acontecerá durante o mês de setembro. Entre os dias 01 e 03, Juliana Venturelli, curadora da viagem, vai conduzir um grupo formado por jornalistas e formadores de opinião do segmento gastronômico pelas tradições culinárias do Sul de Minas. Nesta edição, o tema será “Nossos Queijos: Terroir Mantiqueira”. Além dos queijos, os cafés, os doces e os azeites fazem parte do evento.

A proposta é dar visibilidade às cozinhas regionais e aos alimentos, entrelaçadas com a vida das famílias que mantêm, preservam e atualizam suas práticas culinárias. A hospitalidade e a sustentabilidade fazem parte dos reencontros e descobertas dessa viagem.

Os viajantes conhecerão, por exemplo, os queijos de cabra, produzidos no sítio Lagoa Seca; e visitarão a cidade Maria Fé, famosa pela produção de azeites nacionais. Na ocasião, o grupo será recebido pelo artista Domingos Tótora – nascido e criado na cidade – que faz esculturas a partir do papelão.  As atrações turísticas também farão parte do itinerário, como o passeio de Maria Fumaça, de São Lourenço à Soledade; e a visita ao Parque das Águas.

A viagem é uma iniciativa do São Lourenço Convention & Visitors Bureaus sob coordenação de Alexandre Mello e Patrícia Rodrigues. A comunicação e o relacionamento é de Juliana Dias, jornalista e coordenadora dos cursos de pós-graduação e extensão em Jornalismo Gastronômico, na Facha.