Imprensa gastronômica

Imprensa gastronômica

Em 18 de agosto daremos início à Roda de Conversa: Comida, Comunicação, Cultura. A ideia é realizar a cada três meses um encontro para debater assuntos ligados à comunicação e gastronomia. A primeira rodada traz o tema Imprensa Gastronômica: chefs na mídia, jornalistas na cozinha. O evento é gratuito e será realizado das 19h30 às 21h30, no espaço gastronômico multicultural Marré de Si, localizado no Catete.  

Três jornalistas e três chefs de cozinha se juntarão ao público para um diálogo sobre a valorização da biodiversidade da cultura alimentar brasileira nos meios de comunicação, bem como as tensões e harmonias entre os valores estéticos, éticos e políticos da comida, que norteiam a construção das representações da gastronomia brasileira.

No time da mídia, estarão Constance Escobar, autora do blog “Pra quem quiser me visitar”; Josimar Melo, crítico de gastronomia do jornal Folha de São Paulo; e Fábio Codeço, crítico da revista Veja Rio. No time da cozinha, confirmaram presença Ana Ribeiro, consultora gastronômica; Ciça Roxo, consultora da Aguce Gastronomia e professora de gastronomia da IBMR; e Vaval, chef do restaurante No Mangue Caiçara.

A mediação da roda será feita pela jornalista Daniela Cohen, aluna da pós-graduação em Jornalismo Gastronômico da Facha, que utilizará metodologia Word Café. Este método de conversação permite promover diálogos construtivos, acessar inteligência coletiva e aumentar a capacidade coletiva de criar e trocar conhecimentos. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo endereço https://goo.gl/zLGZsx.  

Sobre a Roda de Conversa
A Roda de Conversa: comida, comunicação e cultura é uma realização da Malagueta Comunicação e da coordenação dos cursos de extensão e pós-graduação em Jornalismo Gastronômico da Facha. A proposta é fazer encontros trimestrais para reunir profissionais pesquisadores do setor de (jornalismo / gastronomia / cultura / alimentação / nutrição / saúde / bem-estar / bebidas / fotografia / design / sustentabilidade) para um bate papo informal sobre questões ligadas à sua área de atuação, para nos contar um pouco de sua trajetória na carreira, experiência, perspectivas sobre esse segmento, novos nichos etc. A curadoria do evento é da jornalista Juliana Dias, coordenadora e professora dos cursos de Jornalismo Gastronômico.

Esta rodada tem o apoio do site Terapia do Luxo, da rede hotéis Windsordo restaurante Nomangue Caiçara  e da Faculdade Facha.

Sobre o Marré de Si
O Marré de Si é um espaço gastronômico multicultural, que ocupa um casarão do final do século XIX, no Catete.  Idealizado por Pedro e Carlos Lessa, o local foi revitalizado para contemplar arte e gastronomia em um mesmo lugar. Abriga uma fábrica de alimentos, loja, área para refeições rápidas, ambientes para exposições, palestras e reuniões. É possível desfrutar de refeições inspiradas na culinária francesa nos jardins do Espaço Burle Marx ou, ainda, em espaços dedicados a eventos mais exclusivos, onde os saberes podem ser compartilhados para agregarem novos sentidos ao bairro. www.marredesi.com.br