Rio Gastronomia

Rio Gastronomia

Por Joice Pereira*

As duas primeiras semanas do mês de agosto foram dedicadas à comida, no Rio de Janeiro. A sétima edição do Rio Gastronomia, organizado pelo jornal O Globo,  reuniu mais de 50 mil pessoas, com a presença de profissionais da área, estabelecimentos – bares, restaurantes, food trucks – e pequenos fornecedores fluminenses. O evento aconteceu nos Armazéns 3 e 4 do Pier Mauá, centro da cidade.

Entre os restaurantes estreantes estavam o  Rancho Português,  em Ipanema, e o restaurante Da Bela, que leva o nome da apresentadora Bela Gil, do canal GNT. Os bares premiados no Comida Di Buteco e Sabores da Orla também não poderiam ficar de fora. Todos encararam o desafio do Prato Rio Gastronomia e venderam suas refeições pelo preço fixo de R$ 20,00.

 

O Banco de Alimentos, do SESC Rio, promoveu oficinas culinárias para crianças e adultos. As atividades fazem parte do projeto Sabor de Aprender para Surpreender. Além de aprender a saborear alimentos, o participante adquire conhecimentos sobre como aproveitar por completo talos, cascas e sementes. Diariamente, cerca de 300 instituições pelo Brasil – sendo 150 só no Rio de Janeiro e Grande Rio – recebem doação de alimentos que seriam descartados por não serem vendidos, estarem amassados ou perto de vencer a validade. Tirando de onde sobra, leva-se comida para onde está faltando. As doações são feitas por estabelecimentos como supermercados, hortifrúti e até mesmo produtores familiares.

O Banco de Alimentos também realiza cursos e oficinas nas instituições beneficiadas sobre o aproveitamento integral dos alimentos,  incentivando as cozinheiras a criarem suas próprias receitas. Mas você sabe o que é aproveitamento de alimentos? Ou que é possível fazer diversas receitas com apenas uma abóbora?

O projeto Sabor de Aprender para Surpreender tem mostrado às donas de casas, cozinheiras e cozinheiros, que é possível, utilizar de todas as propriedades do alimento, não só o seu miolo, mas também a casca e até mesmo as sementes. Em uma das oficinas realizadas durante o Rio Gastronomia, foi apresentado um cardápio assinado pelos chefs Fábio Mendes, Adriana Domingues e Neide Souza junto com a nutricionista Cristine Ravizzini. Com o agrião, foi preparado uma mousse; a quinoa foi a base para  um bolo de cenoura e cobertura de alface. Para beber, suco de casca de manga com limão. O Rio Gastronomia se despede em clima de alto astral, com mais uma edição de sucesso no Píer Mauá, comida boa e diversificada, palestras e oficinas com chefs renomados, shows, um enorme público e um pôr do sol para deixar saudades.

*Joice é estudante da pós-graduação em Jornalismo Gastronômico (Facha).